A Selecção Nacional de Futebol entrou, esta tarde, para a história do Campeonato Africano das Nações (CAN), ao conquistar a sua primeira vitória de sempre na prova, após vencer o Gabão por 3-2, em jogo da segunda jornada do Grupo F.
Os “Mambas” inauguraram o marcador aos 37 minutos, quando Faisal Bangal aproveitou um pontapé de canto bem executado por Geny Catamo, do flanco direito, para colocar Moçambique em vantagem.
Pouco depois, aos 42 minutos, Geny Catamo voltou a estar em destaque ao converter com frieza uma grande penalidade, ampliando o resultado para 2-0 e reforçando o domínio moçambicano na primeira parte.
Já no período de compensação, o Gabão conseguiu reduzir a diferença por intermédio de Pierre-Emerick Aubameyang, que finalizou com oportunismo após uma defesa incompleta do guarda-redes Hernâni, na sequência de um remate de longa distância.
No reatamento, a selecção nacional manteve a postura ofensiva e foi recompensada aos 52 minutos, com o terceiro golo. Witi cruzou com precisão e Calila, de cabeça, concluiu de forma exemplar, fazendo o 3-1.
Os gaboneses ainda reagiram e voltaram a marcar aos 76 minutos, por Mousso, numa jogada de insistência, relançando a emoção do encontro até ao apito final.
Destaque ainda para a exibição segura de Hernâni, decisivo em vários momentos do jogo, com defesas importantes que evitaram o empate adversário.
Com este resultado, Moçambique soma três pontos no Grupo F, os mesmos da Costa do Marfim e dos Camarões, selecções que se defrontam mais tarde na jornada.
Tags: #CAN #Moçambique #Mambas #VitóriaHistórica #MoçambiqueVenceGabão

